O que é Controle de Acesso?
Um software integrado a dispositivos de controle de acesso representa uma das mais importantes inovações neste segmento.
Antes destes sistemas, o controle de entradas e saídas em um ambiente se resumia a um aparato de bloqueio (portas, catracas, torniquetes, etc.) e um elemento humano (porteiro, recepcionista, segurança) responsável pela liberação, anotação manual ou pela digitação dos dados do interessado em entrar no recinto.
Por incrível que pareça, ainda há edifícios que adotam esta modalidade de armazenamento de informações. O software, por outro lado, ajuda na integração de todos os dispositivos, na liberação (remota!) de interessados e no controle de histórico de frequência.
Como funciona o software de controle de acesso?
Os programas mais modernos são representantes do chamado SaaS (software as a service), que dispensam a instalação em computadores e o armazenamento físico dos dados.
Intuitivos e em português, os programas funcionam como um gerenciador de dados que concilia:
-
Informações de usuários (devidamente criptografadas, de acordo com as normas mais atuais de proteção de dados);
-
Informações de portas (quem pode acessar qual porta e em quais dias e horários);
-
Históricos (para eventuais pesquisas/inquéritos/sindicâncias);
-
Avisos de pane;
-
Avisos de pânico;
-
Outras funcionalidades.
Os softwares intercambiam com os dispositivos por meio de conexão em rede ou cabos USB/ethernet e as informações são armazenadas em nuvem, dispensando, nesta etapa, a intermediação humana.
Como instalar o software de controle de acesso?
Se concebido a partir do conceito SaaS, o software dispensa instalação em computadores corporativos e funciona como um aplicativo que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo.
Isso significa que os dados gerados são guardados em nuvem, tornando mais eficiente e seguro o controle de acesso.
Caso o software demande instalação, é necessário instalá-lo em algum computador - mas, neste caso, os riscos de erros, fraudes e panes continuam existindo.
Por que ter um software integrado aos controladores de acesso?
Ambientes com muitas portas e rotinas de autorização muito diferentes entre si podem enfrentar colapsos, que são mitigados ou até mesmo eliminados com a intervenção de um software.
A gestão dos dados pode ficar com a equipe de engenharia de segurança da empresa ou com seus gestores, sem a necessidade de delegar esta tarefa ao pessoal da linha de frente, que já precisa destinar muito tempo para pegar informações e conferir as autorizações.
Além disso, o sistema também pode ser interligado às outras plataformas de recursos humanos, monitoramento e tecnologia da informação, a fim de verificar dados como frequência nos ambientes, capacidade, gestão de pânico, pontos com aglomeração, entre outras informações.
Por fim, há sistemas que aliam competência, alta performance e confiabilidade com um preço justo.
Qual é o melhor software de controle de acesso?
O iDSecure, da Control iD, reúne todas essas qualificações.
Concebido como SaaS, o software é integrado com toda a linha de controladores de acesso da Control iD . O programa facilita o cadastro de novos usuários, bem como os locais a que estão autorizados a entrar e a rotina de acesso a todo o sistema.
O iDSecure pode ser acessado de qualquer lugar, a partir de computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones, bastando a conexão à internet.